
Por Maria Sousa
“Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um” -Tema do Dia Mundial da Água, em 1994.
“Nós nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são, na verdade, um só” – Jacques Yves Cousteau.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março de cada ano, sendo o mesmo criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra, elaborando medidas cautelosas a favor da água e impondo uma consciência ecológica em relação a este bem natural. A ONU, em 22 de março de 1992, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, conforme podemos observar em alguns trechos a seguir:
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.” (in site https://www.ecycle.com.br/354-dia-mundial-da-agua.htm ).

Todos os anos, um tema é escolhido pela ONU para comemorar o “Dia Mundial da Água”, sendo o tema de 2020: “Água e mudanças climáticas”, com alerta para o fato de que não devemos deixar ninguém ficar para trás, e concentrar esforços para incluir pessoas que foram marginalizadas ou ignoradas..
As mudanças climáticas são alterações do clima em todo o planeta causadas por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc); e por ação humana.
Nessa linha, vale recordar o que disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, por ocasião do Dia Mundial da Água, em 2020:
“se o mundo não atuar com urgência, os impactos das mudanças climáticas farão crescer esses números. Até 2050, entre 3,5 bilhões e 4,4 bilhões de pessoas viverão com acesso limitado à água, com mais de 1 bilhão morando nas cidades.
Este ano, o Dia Mundial da Água destaca o impacto da mudança climática. A água é o principal meio para se perceber os efeitos dessas mudanças, seja através de secas e inundações, derretimento de glaciares e aumento do nível do mar.
O aquecimento global deve criar uma concorrência sem precedentes pelos recursos hídricos, levando ao deslocamento de milhões de pessoas, aumentando a instabilidade e o conflito.
Para o secretário-geral, a solução é clara. É preciso aumentar, urgentemente, os investimentos em bacias hidrográficas saudáveis e melhorar, de forma drástica, a eficiência do uso da água. Para ele, “todos têm um papel a desempenhar” (in site https://news.un.org/pt/story/2020/03/1708162).”
A propósito, o Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) ao lado do Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal, anunciou o adiamento de março de 2021 para março de 2022 do principal evento sobre água no mundo, devido ao surto de Covid-19.
A água cobre cerca de 70% da superfície da terra e é um bem natural essencial para todos os seres vivos.
É dever de cada ser humano conservar a água que é um patrimônio mundial e responsável pelo equilíbrio da Terra.

Diz o artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos da Água: “O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”.
Devemos todos, sociedades e governos, contribuir com ações no dia-a-dia para desenvolver práticas de preservação e conservação da água. Práticas essas que promoverão uma conscientização da população da importância e da necessidade de uma educação ambiental, que deverá iniciar-se na infância.
Não nos esqueçamos, porém, que, a água é um bem natural esgotável, exigindo para isso cuidados para evitar sua escassez.
Artigo 6º da Declaração Universal dos Direitos da Água: “A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo”.
Se não cuidarmos da água ela vai faltar.
Cuidar e preservar os recursos naturais é obrigação de todos.

imagens Google
Referências:
<https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm>. Acesso em 2.6.18;<https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-da-agua>. Acesso em 7.3.18;<https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/. Acesso em 2.6.18;<https://www.todamateria.com.br/dia-mundial-da-agua>. Acesso em 2.6.18><https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Ambiente.> Acesso 27.6.18;<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-meio-ambiente.htm. Acesso em 27.6.18><https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/>. Acesso em 3.3.2020. <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biodiversidade.htm>. Acesso em 3.3.2020;https://www.google.com.br/search?ei=cIFeXquhLM7N5OUPxMuL4Aw&q=o+q+e+biodiversidade&oq=o+q+e+biodiversidade&gs_l=psy-ab.3..0j0i30j0i8i30.52827.56765..57441…0.2..0.108.609.2j4……0….1..gws-wiz…….0i71j0i13j0i7i30j0i7i10i30j0i8i10i30j0i8i7i30.DKnWYyFnfX4&ved=0ahUKEwirmenU2P7nAhXOJrkGHcTlAswQ4dUDCAo&uact=5#spf=1583252682437) >. Aacesso em 3.3.2020;<https://www.ecycle.com.br/354-dia-mundial-da-agua.html>. Acesso em 19.3.2021;<https://www.todamateria.com.br/mudancas-climaticas/ >. Acesso em 19.3.2021;< https://news.un.org/pt/story/2020/03/1708162>. Acesso, em 20.3.2021.

