LUIZ GONZAGA, O “REI DO BAIÃO” E O VOO DA ASA-BRANCA

Por Maria de Sousa

Foto: Maria de Sousa

“Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor” (Luiz Gonzaga).“…Por falta d’água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão…”(Asa Branca – composição: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, foi um compositor e cantor brasileiro. “Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara (povoado do Araripe), a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste do estado de Pernambuco, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando e tocando sua sanfona, acompanhado da zabumba e do triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950)” (in Wikepédia).“Minha vida é andar Por esse país Para ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras por onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei …”(Vida de Viajante – composição: Luiz Gonzaga). Faleceu no dia 21 de junho de 1989, Recife, Pernambuco.No centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, em 2012, foi lançado o filme “De Pai Para Filho”, narrando a relação conflituosa entre Gonzaga e Gonzaguinha. O artista recebeu várias homenagens em todo o país. Vale ressaltar que, as músicas de Luiz Gonzaga, retratam , também, a fauna e a flora da Caatinga. E, como esse é o nosso mote, falaremos sobre a asa- branca, símbolo da seca do sertão.

A “asa-branca ou pomba-asa-branca (nome científico: Patagioenas picazuro) é uma ave columbídea endêmica da América do Sul, que ocorre no Brasil, do nordeste ao sul, no Paraguai, Uruguai,Bolívia e Argentina. A asa-branca vive em campos, cerrados, bordas de florestas e também em centros urbanos. As partes superiores de suas asas possuem uma faixa branca que é visível durante o voo.As asas-brancas montam seus ninhos, com 5 a 10 cm de diâmetro, nas laterais ou na copada das árvores. Eles são demarcados pelos machos em voos altos. Alimentam-se de grãos e sementes. O macho, que emite um som mais grave, pode medir até 34 cm; a fêmea até 30 cm — o que faz desse o maior columbídeo do Brasil. A fêmea põe de um a dois ovos que são chocados por 19 a 20 dias pelo casal. Algumas características distintivas são o anel avermelhado ao redor dos olhos, o colar incompleto escamoso, a pele cinza e azul no pescoço e as asas cinzas com a listra branca que explica seu nome popular. Com população atualmente em crescimento, seu estado de preservação é considerado como pouco preocupante” (in Wikipédia). A asa-branca é uma ave migratória e com seu exemplo nos ensina muito.Nesse entendimento, o “Rei do Baião”, em 1947, compôs em parceria com o Humberto Teixeira, a lindíssima canção Asa Branca, mas tarde, considerada um dos hinos da música popular brasileira, pois retrata a história de luta e resistência do povo nordestino, em decorrência das fortes secas.

“Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João Eu preguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nem um pé de plantação…. Hoje longe muitas léguas Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra eu um dia voltar pro meu sertão ”. (Asa Branca – composição: Luiz Gonzaga e HumbertoTeixeira)

Imagem Google
Imagem Google


Referências:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga, acesso em 17.10.19>;<https://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_Branca, acesso em 17.10.19>;<https://casadospassaros.net/pomba-asa-branca/, acesso em 17.10.19>;<Foto: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/73840/, acesso em 25.10.19>;<Foto / bomba-asa-branca: https://casadospassaros.net/pomba-asa-branca/, acesso em 25.10.19>;<Foto /pomba- asa- branca voando: https://www.wikiaves.com.br/2493917, acesso em 25.10.19>;< https://www.brasildefato.com.br/2017/05/25/setenta-anos-de-asa-branca-o-hino-do-rei-do-baiao, acesso em 31.10.19>;<http://museudacancao.blogspot.com/2012/11/asa-branca.html, acesso em 31.10.19>.< Foto / httpswww.youtube.comwatchv=3lxHf_0Hfw4><httpsdialogospoliticos.files.wordpress.com201212passaro.jpgw=616>pernambucana

Imagem Google

Maria de Sousa: Advogada, Pesquisadora e Estudiosa de Cultura, Literatura e Meio Ambiente, Idealizadora do Blog Brasil Mostra Sua Grandeza – Direto de São Paulo, SP

Imagem Google

Viva o Brasil! Pernambuco, um importante estado da nação brasileira. Terra do frevo, do maracatu e de grandes riquezas naturais. Terra de grandes personalidades da política, da música, da educação e da cultura geral do Brasil!

Viva Pernambuco!

Viva o povo pernambucano!

0 comentário em “LUIZ GONZAGA, O “REI DO BAIÃO” E O VOO DA ASA-BRANCA”

      1. Daniel da Mata Rezende

        Parabéns Maria, excelente Matéria. Enalteceu mais nossa cultura, mostrando ainda mais à grandeza do nosso Brasil 🇧🇷

    1. Eunizio Ramir Angelini

      Boa Tarde Maria…
      Parabéns por ter escolhido este tema, Luiz Gonzaga um dos ícones da música popular brasileira…
      Ele em suas letras e músicas sempre tentando demonstrar o nosso Nordeste, seus costumes e suas tradições..
      Maravilha… Adorei
      Parabéns Maria

  1. Maria lucia Ribeiro

    Parabéns Maria de Souza!! Mulher, advogada e encantada pelo Brasil e pelos Brasileiros.
    O Brasil tem muito para mostrar, muitas histórias para melhor contar.
    Seja muito Bem Vindo seu Blog,
    Obrigada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima